terça-feira, 25 de maio de 2010

António Chainho - A Guitarra E Outras Mulheres

Chainho, para alguns o "mestre", para outros um "invasor" das tradições fadistas, lançou este álbum em 1998, ainda a chamada "World Music" titubeava no panorama musical das grandes massas.
Para este virtuoso da guitarra portuguesa não bastou o engenho, enfrentando as mutações constantes da arte, sempre reconfigurada no tempo e nas vontades. Estas coisas não se fazem de forma isolada, existem sempre as fontes de inspiração e o trabalho paralelo de outros artistas e técnicos contemporâneos. Para a realização deste CD, várias associações foram feitas, com instrumentistas, cantoras e músicos de várias origens. Podem anotar Fernando Alvim na viola, Vinícius Cantuária na guitarra de 7 cordas, pandeiro e percussões, Greg Cohen no contrabaixo e arranjos, Charlie Giordano no acordeão e as cantoras de língua portuguesa Elba Ramalho, Marta Dias, Nina Miranda, Filipa Pais, Sofia Varela e Teresa Salgueiro.
Para ilustrar este post deixo, na "Minha Caixinha", uma amostra do resultado de algumas dessas misturas. Indeciso na mulher a escolher, optei por incluir aquela que ele mais abraça: a guitarra!