segunda-feira, 28 de junho de 2010

Farlanders - The Farlander

Desde que publiquei a minha primeira impressão sobre este disco, várias coisas descobri sobre esta dupla russa e posso acrescentar que a surpresa inicial deu lugar ao reconhecimento de dois artistas notáveis que, sem uma visibilidade notória, têm mantido trabalhos separados, unidos pela paixão da sua música comum. Pelo que consegui descobrir terão trabalhado em conjunto e pela última vez ao lado de Mari Boine no ano de 2001, tendo gravado com ela o álbum "Winter in Moscow". Existe outro trabalho ao vivo com o título "Moments", editado em 2000 e que não consigo saber se é do grupo ou se foi feito em nome de um deles.
Fazendo parte do Moscou Art Trio, Sergey começou desde logo a desdobrar-se em múltiplas actividades, estando intimamente ligado ao enorme sucesso das Vozes Búlgaras nos anos 90. Relevantes ainda os seus trabalhos com o Volkov Trio e o álbum "Journey" de 2000, gravado com um quarteto vocal feminino.
Inna, uma bela mulher e uma bela voz, manteve sempre um vigorante labor, aliando-se a díspares sonoridades, tendo editado em 2008 o seu último cd/dvd "Winter". Sem largar o folk russo do horizonte, facilmente se embrenha pelo rock ou pelo jazz, misturando electrónicas com música feita à mão, envolvendo-se em algum elanguescido psicadelismo.
Este disco lembra algumas bandas dos anos 60/70 que cultivaram o folk, o jazz e o art rock. Estou a lembrar-me dos Jethro Tull, dos King Crimson, dos Gentle Giant ou dos Focus. Será que não lhes lembrou o mesmo também?
Movam-se ambos por um qualquer território musical, nunca abandonam as raízes donde vêm nem os ares da tundra vizinha.


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Huong Thanh - Dragonfly


Os mais assíduos visitantes já deverão ter reparado que entrei numa fase de retorno a obras já aqui por mim trazidas, embora sem as ter disponibilizado na íntegra. Espero desta feita contribuir para uma apreciação mais concreta desses trabalhos que mereceram a minha atenção em passado recente e que continuam a fazer parte da minha pasta de favoritos.
Este CD de Huong Thanh apareceu-me em corrente. Andava a ouvir Richard Bona, puxei um bocadinho pelo fio, trazia Dhafer Youssef, depois Nguyên Lê, mais um pouco içado e revela-se-me esta vietnamita desconhecida. São correntes preciosas com invulgares ornamentos para os sentidos.
Na Minha Caixinha de Música (Juke Box) deixo uma amostra do dueto Bona/Thanh e dos sons que os embalam.

Dragonfly

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dhafer Youssef - Electric Sufi


Não tenho muito mais a acrescentar aos breves comentários que fiz da primeira vez que abordei o autor e a obra.
Continuo a procurar este disco para audição, o que não é coisa que faça com muitos outros, significando que há sempre uma expectativa latente em ir ao encontro de paisagens sonoras que não foram totalmente contempladas.
Uma boa escolha para nos acompanhar nas noites quentes de estio (imaginem-nas...), ou em frente duma lareira inverniça. Em suma, para ouvir sempre!

Electric