terça-feira, 8 de maio de 2012

Cankisou - Gamagaj

A banda teve origem em 1999 e foi formada por gente ligada ao rock. Não foi, contudo, por essa via que se viriam a destacar. Foi preciso enveredarem por outros caminhos musicais para solidificar um projecto bem engendrado.
Não me peçam para definir o que são, o que tocam e que estilos praticam. Têm mesmo que ouvir e tirar as vossas próprias conclusões, se é que o vão conseguir. Eles intitulam-se como uma banda de fusão étnica.
Há por aqui a base rock, confundida com sonoridades ska, indianas, mongóis, sempre envolvidas por metais caracteristicamente balcânicos e com a saliência da voz poderosa do seu vocalista.
Uma dúzia de anos depois e com cinco discos de originais editados, estão no patamar superior da sua carreira e a entrar nos cartazes de inúmeros festivais de música.
Estes checos endiabrados fazem questão de referir que não usam loops, samples ou quaisquer outros efeitos electrónicos. É tudo energia pura e pela minha parte, neste contexto, não vejo que falta fariam.


Gamagaj

2 comentários:

Caio Argolo disse...

Nossa, cara, bandas de fusão étnica são muito boas mesmo. Descobri seu blog quando fazia uma busca por Lo'jo.
Atualmente tenho ouvido muito Rupa & the April fishes, uma ótima mistureba étnica também, já ouviu falar?
Outra banda que segue um pouco essa linhas, só que com uma pegada puxada prum groove mais intenso é a Balkan Beat Box, se não conhece sugiro que escute os 2 primeiros álbuns, pois os 2 últimos perderam muito o toque étnico e está ficando mais eletrônico.
Enfim, muito obrigado por disponibilizar esse material tão bacana.
Abraço

O Melonauta disse...

Muito obrigado. Conheço sim e há um não acabar de bandas e músicos por esse mundo à espera de serem descobertos.