quinta-feira, 22 de março de 2012

L'Ham de Foc - Cor de Porc

Assaz importante, este último álbum que editaram antes da sua dissolução em 2007. Estiveram em Portugal, no Festival Med de Loulé, nesse mesmo ano.
O núcleo duro da banda era formado pela dupla Mara Aranda e Efrén López, multi-instrumentistas e compositores valencianos.
É perfeitamente notória a influência do mar no efeito final da música que produzem. Pequenas e grandes impressões tónicas oriundas das culturas banhadas pelo Mediterrâneo, podem ser claramente referenciadas ou subtilmente observadas.
Num périplo iniciado em Valência, seguindo pelas costas de Marrocos, Argélia, Tunísia, Egipto, Líbano, Síria, Turquia, Bulgária, Grécia, Itália e França, chegamos de novo a Espanha bem providos de toda a miríade de sonoridades, inclusive de outras bem mais longínquas. 
Mistura-se a gaita galega com o saz turco, a sanfona com a tabla, o bendir com a tampura e mais uma porção vasta de encontros mais ou menos expectáveis.
Mara e Efrén continuaram separadamente as suas carreiras, mas ainda não tive ocasião de consultar as manobras que desde aí encetaram. Por muito proveitosas que sejam, não tiram o sabor a pouco que o legado da banda deixou.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Eneida Marta - Lôpe Kai

Está previsto que o seu novo disco seja editado no decorrer deste ano, conforme pude ouvir pela sua própria boca, numa pequena entrevista dada na RTP-África. São mais de dez anos de carreira que já leva, apesar do seu conhecimento em Portugal ser minguado.
Este é o seu terceiro álbum, saído em 2006, editado em França e que ditou a sua maior exposição internacional. Com a sua inclusão na programação oficial da Womex 2008, o futuro estaria consolidado.
As suas colaborações com outros músicos de díspares origens são também sintomáticas da qualidade que emana. Rui Mingas, Manecas Costa ou Uxia são exemplos do que atrás referi.
Nasceu na Guiné-Bissau mas tomou Portugal como sua casa e seu local de trabalho. As suas biografias indicam que se move por vários ritmos africanos. No entanto, não será difícil de descortinar, aqui e ali, outros elementos do gospel americano ou porções jazzísticas.
A amostra que disponibilizo foi premiada e incluída na compilação "Acoustic Africa" da Putumayo. Enquanto não chega o seu novo trabalho, aqui vos deixo um pretexto para aguçar apetite das novidades que estão para vir.