quinta-feira, 5 de março de 2009

Armenian Navy Band - Natural Seeds

À primeira vista, estamos perante a Banda da Armada da Arménia. Mas a Arménia não tem mar! Confrontamo-nos com um irónico paradoxo e logo aí ficamos alerta para que mais surpresas nos assaltem.
Comprei este cd antes de entrar para a sala do Teatro Aveirense, onde viria a presenciar um espectáculo delicioso de virtuosismo, alegria, humor, sensibilidade, humanismo e de festa. Tudo para mim foi novidade, mas deslumbrante!
Foi com redobrado prazer que depois escutei o cd em casa.
Fundada e dirigida por Arto Tunçboyaciyan, percussionista e cantor, um dos mais destacados músicos arménios que reuniu ao seu redor um núcleo de jovens entusiasmados por revigorar a música autóctone.
É o próprio Arto que diz, acerca da música do grupo, "sem perder a identidade, podes expandir a imaginação, com as tuas experiências".
Jazz, rock sinfónico (o timbre de Arto faz lembrar Gabriel) e muito folclore arménio, "música folk de vanguarda", como eles próprios definem o som produzido.
E para ajudar a desmontar o paradoxo, é Arto que escreve no booklet do disco: "A nossa ideologia é criar confiança entre as pessoas. Se houver amor, respeito e honestidade na tua ideologia, penso que podes mover o barco sem água"!
Este é um trabalho conceptual, sem intervalos entre os temas, e devido a isso, a faixa que incluí na Minha Caixinha de Música aparece cortada no fim...

Seeds

2 comentários:

Anónimo disse...

Onde foi parar a vida???

O Melonauta disse...

O último tema dura 48 seg e é apenas a entrada do tema Río. Não há qualquer engano. Tenho o CD original!