quarta-feira, 19 de março de 2008

Orquesta Aragon - La Charanga Eterna

Formada por Orestes Aragon Cantero no ano de 1939, primeiro com o nome de Ritmica Del 39, depois como Ritmica Aragon, só no fim de 1940 adquiriu o definitivo Orquesta Aragon. Caracterizada até aos nossos dias pelos violinos e pela flauta, esta charanga começou por tocar, sobretudo, o "danzon", um velho estilo que já vindo do século passado (XIX), conheceu novo fôlego através da variante cantada, a "danzonete". Orestes pretendia fazer da orquestra uma família musical, preterindo a virtuosidade a favor da compartilha de amizades e qualidades humanas dos seus músicos. Uma grave doença ditou o seu afastamento precoce em 1948. Rafael Lay, então com apenas 20 anos, foi a quem ele delegou a responsabilidade do projecto que iniciara. O seu instinto musical não o enganou, pois Rafael não só continuou a sua obra, como levou a orquestra, sob sua batuta, ao reconhecimento internacional. O espírito de Orestes e da revolução manteve-se até hoje. Não há vedetas no grupo e os benefícios financeiros são distribuídos por todos de forma igualitária.
Este CD foi lançado para comemorar o sexagésimo aniversário da banda e engloba visitas ao velho património Aragon, aos clássicos cubanos e novos temas. Colaboram, entre outros, a grande Omara Portuondo, Cheo Feliciano, legenda da salsa, o congolês Papa Wemba e o antigo cantor da Orquesta, Felo Bacallao.
Vamos então beber um mojito, acender um puro exquisito e ouvir a charanga eterna!

Aragon

2 comentários:

Francisco Lima disse...

Poderia informar a senha?
Por acaso você tem algum disco do Amandio Cabral (Cabo Verde)?
Parabéns, ótimo blog

O Melonauta disse...

De Amandio Cabral não possuo nenhum disco. Quanto ao download deste ficheiro ou outro qualquer através do Badongo é só copiar as letras que aparecem na caixa do lado direito do écran e seguir as instruções seguintes. Muito obrigado e boas músicas