Formada por Orestes Aragon Cantero no ano de 1939, primeiro com o nome de Ritmica Del 39, depois como Ritmica Aragon, só no fim de 1940 adquiriu o definitivo Orquesta Aragon. Caracterizada até aos nossos dias pelos violinos e pela flauta, esta charanga começou por tocar, sobretudo, o "danzon", um velho estilo que já vindo do século passado (XIX), conheceu novo fôlego através da variante cantada, a "danzonete". Orestes pretendia fazer da orquestra uma família musical, preterindo a virtuosidade a favor da compartilha de amizades e qualidades humanas dos seus músicos. Uma grave doença ditou o seu afastamento precoce em 1948. Rafael Lay, então com apenas 20 anos, foi a quem ele delegou a responsabilidade do projecto que iniciara. O seu instinto musical não o enganou, pois Rafael não só continuou a sua obra, como levou a orquestra, sob sua batuta, ao reconhecimento internacional. O espírito de Orestes e da revolução manteve-se até hoje. Não há vedetas no grupo e os benefícios financeiros são distribuídos por todos de forma igualitária.
Este CD foi lançado para comemorar o sexagésimo aniversário da banda e engloba visitas ao velho património Aragon, aos clássicos cubanos e novos temas. Colaboram, entre outros, a grande Omara Portuondo, Cheo Feliciano, legenda da salsa, o congolês Papa Wemba e o antigo cantor da Orquesta, Felo Bacallao.
Vamos então beber um mojito, acender um puro exquisito e ouvir a charanga eterna!
Vamos então beber um mojito, acender um puro exquisito e ouvir a charanga eterna!
Aragon
2 comentários:
Poderia informar a senha?
Por acaso você tem algum disco do Amandio Cabral (Cabo Verde)?
Parabéns, ótimo blog
De Amandio Cabral não possuo nenhum disco. Quanto ao download deste ficheiro ou outro qualquer através do Badongo é só copiar as letras que aparecem na caixa do lado direito do écran e seguir as instruções seguintes. Muito obrigado e boas músicas
Enviar um comentário