segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ildo Lobo - Nós Morna

Na época em que se vivia o estoiro do pop-rock feito em Portugal, passava nas rádios um grupo de fusão chamado "Os Tubarões", cujo álbum "Tabanca" foi sucesso de vendas. Ildo era o seu vocalista. A banda manteve-se em actividade desde 1976 a 1994. Mas dois anos depois Ildo grava este disco soberbo, onde se entrega de alma e coração.
Ele é a voz da Morna, ele é a Morna! Ele interpreta como ninguém, com o seu canto expressivo e cálido, a dolência e o gemido desta forma musical de Cabo Verde.
Ildo Lobo é um daqueles músicos que nos entram pelos sentidos adentro, sem qualquer licença, e nos arrepia com a sua arte.
Nascido no mesmo ano em que eu nasci, pregou-nos a partida de ir embora mais cedo do que a sua imensa vontade de viver pedia. Esta é uma pequena forma de lhe dedicar o meu humilde tributo.
Descobri há bem pouco que, paralelamente, exercia uma actividade profissional similar à minha. Coincidências...

Ildo

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Trio Bulgarka - The Forest Is Crying

Ficaram com proeminente reconhecimento pela sua participação no marco da world music, Le Mystere des Voix Bulgares. Oriundas de várias regiões da Bulgária, conseguiram unificar as sonoridades características de cada uma delas e criar um som próprio e encantatório. Foi a sua aparição junto de personalidades como Kate Bush, ou a referência à sua música pelo beatle George Harrison, que me despertaram para este disco. Vi-as e ouvi-as há já quase vinte anos, num programa de televisão e fiquei estarrecido, magnificamente estarrecido!
Pelo que sei, e já com uma idadezinha muito apreciável, ainda vão andando cantando e em 2007 chegaram a actuar com os Trans Global Undergrond.
Para quem, como eu, é apaixonado pela música coral, vai com certeza ficar seduzido pelas polifonias, pelo cromatismo dessas vozes de excepção e pelas melodias que interpretam.

Trio