quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Corey Harris - Mississipi to Mali

Quem viu a série "The Blues" e mais concretamente o episódio realizado por Martin Scorsese, decerto se lembrará deste músico americano, dedicado aos blues e às suas mais profundas raízes. Quem tem seguido com a devida atenção o Festival Sons em Trânsito, recordar-se-á da sua presença na edição de 2006.
Este disco foi gravado por metades, repartidas entre o Mali e os Estados Unidos, aliás, como o seu genérico título sugere. Nele participaram músicos essenciais na cultura tradicional de cada um dos continentes.
É um som mágico que cruza essas culturas, devolvendo às origens a base do blues e recebendo de lá experiências perenes que se renovam. Imaginem Lightnin' Hopkins tocando e cantando sob qualquer sombra da savana africana. É mais ou menos esse encanto que este trabalho nos proporciona.

Mississipi

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Renata Rosa - Zunido da Mata

Cantora, tocadora de rabeca (violino rural), compositora e porta-bandeira do património cultural e musical do nordeste brasileiro, entre a mata e o mar. É nessa e dessa propriedade popular que Renata idealiza e faz medrar a sua música. Consolidada nos ritmos, parte fundamental da cultura afro-brasileira, e nos cantos caboclos da região, integra depois as cordas da rabeca, do violão e da bandola que completam a harmonia final.
Este é o seu cd de estreia, onde também há lugar para metais e para o meu amigo Roberto Manoel dar um ar da sua graça, tocando a sua trompete piccolo. Robertinho integra o grupo Siba e A Fuloresta, os tais que os meus vizinhos não vão esquecer depois daquele serão de churrasco e maracatú, no logradouro da minha casa, no verão passado.
Um disco luminoso, vibrante e deliciosamente ingénuo que nos lembra ou revela uma outra música brasileira que não o samba ou a bossa nova, mais rural, mais suburbana, mas não menos importante e bem bonita.

Zunido