sexta-feira, 20 de março de 2009

Souad Massi - Mesk Elil

Cantora, compositora e guitarrista, senhora de uma voz doce e de ricos requebros tímbricos, lançou este seu terceiro álbum em 2005, depois de ter jornadeado por rumos bem diferentes e de ter maturado a sua identidade musical. Mesk Elil é o lucro que resultou da vivência juvenil que deixou para trás, adicionado às origens da sua cultura.
Nascida na Argélia, aí começou por entrar nos meios do rock e por se empenhar na intervenção política e social. Vive há cerca de dez anos em Paris.
Com o avançar da audição deste disco, vamo-nos apercebendo de várias influências, desde o folclore argelino, até ao flamenco, passando pelo fado português ou pela morna cabo-verdiana. Canta em argelino, francês, inglês e berbere (sua língua natal), empregando, por vezes, várias delas na mesma canção. Utiliza instrumentos tiptcamente africanos e árabes (alaúde, cajon, bendir), violinos e outros como a guitarra e o baixo eléctricos.
Embalados pela sua voz e pelo ameno ritmo do conjunto, vamos do deserto à cidade, ladeados por aprazíveis oásis.

Mesk Elil

quinta-feira, 5 de março de 2009

Armenian Navy Band - Natural Seeds

À primeira vista, estamos perante a Banda da Armada da Arménia. Mas a Arménia não tem mar! Confrontamo-nos com um irónico paradoxo e logo aí ficamos alerta para que mais surpresas nos assaltem.
Comprei este cd antes de entrar para a sala do Teatro Aveirense, onde viria a presenciar um espectáculo delicioso de virtuosismo, alegria, humor, sensibilidade, humanismo e de festa. Tudo para mim foi novidade, mas deslumbrante!
Foi com redobrado prazer que depois escutei o cd em casa.
Fundada e dirigida por Arto Tunçboyaciyan, percussionista e cantor, um dos mais destacados músicos arménios que reuniu ao seu redor um núcleo de jovens entusiasmados por revigorar a música autóctone.
É o próprio Arto que diz, acerca da música do grupo, "sem perder a identidade, podes expandir a imaginação, com as tuas experiências".
Jazz, rock sinfónico (o timbre de Arto faz lembrar Gabriel) e muito folclore arménio, "música folk de vanguarda", como eles próprios definem o som produzido.
E para ajudar a desmontar o paradoxo, é Arto que escreve no booklet do disco: "A nossa ideologia é criar confiança entre as pessoas. Se houver amor, respeito e honestidade na tua ideologia, penso que podes mover o barco sem água"!
Este é um trabalho conceptual, sem intervalos entre os temas, e devido a isso, a faixa que incluí na Minha Caixinha de Música aparece cortada no fim...

Seeds