domingo, 13 de julho de 2008

Natacha Atlas - Ayeshteni

Natacha é mais um daqueles frutos da miscigenação cultural e das paixões que lhe estão intrínsecas. Nascida na Bélgica de mãe inglesa e de pai com derivados marroqionos, egípcios e judaico-palestinos, após a separação destes, passou a viver e crescer na Inglaterra. Cedo começou a pôr em prática as dádivas genéticas, e das incursões na música das caraíbas, às experiências com os Trans-Global Underground, onde se tornou a voz da frente, logo a sua linha de prumo se foi definindo. Aos 35 anos de idade casou com o músico sírio Abdullah Chhadeh e mais se estreitou a rota entre o Oriente e o Ocidente.
Este álbum é um retrato disso mesmo, misturando as raízes de Natacha, as construídas e as herdadas, com as adquiridas na sua vivência europeia.
Esteve em Portugal, no ano passado, na Casa da Música do Porto, mas infelizmente não pude assistir ao concerto. Resta-me o prazer de a ouvir em disco e de a divulgar a quem não a conhece.

Ayeshteni

2 comentários:

RLS disse...

Mais uma grande voz/mulher, vou aproveitar para conhecer este albúm pois só a conhecia dos Transglobal Underground e das colaborações com Nitin Sawhney, outro grande artista. Aproveito para lhe fazer eu uma recomendação: nas minhas pesquisas encontrei um blog turco algo similar ao seu (aposta na qualidade em vez da quantidade, ao contrário da maior parte dos blogs-arquivos) e que contém pérolas de muitos estilos de música diferentes, lá poderá encontrar algumas das suas recomendações bem como outras que poderá não conhecer. Atenção, o blog não é meu, não ganho pela publicidade, é mesmo só uma recomendação, pois já fui muito bem "servido" lá! Basta procurar no google por "mjora insani" que encontra logo. Cumps.

O Melonauta disse...

Obrigado mais uma vez. Vou lá espiar...