segunda-feira, 22 de setembro de 2008

José Mário Branco - Resistir é vencer

Desde que o conheço, desde "Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades" de 1971, que o guardo como uma das minhas referências no plano da concepção artística e dos arranjos que faz para a sua música e para a dos outros. A figura romântica de lutador e resistente aos ditames retro-sociais e hipócritas também me fascina de alguma maneira.
No período pré 25 de Abril de 1974, ao lado de Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho e claro, José Afonso, foi um dos pilares que me suportou junto à música portuguesa, quando grande parte da juventude da época se alinhava pela música anglo-americana.
Um dos melhores discos de 2004, obra maior e imperialmente ignorada pelos media, como aliás é o hábito inditoso a que estamos destinados.
A dedicatória por ele inserida no disco é bem o retrato da sua personalidade:
- "O título RESISTIR É VENCER, lema da luta do povo de Timor-Leste durante a sua resistência de 25 anos ao exército indonésio, foi escolhido à luz da percepção, adquirida durante uma estadia nesse novo país, de que ele ultrapassa, e muito, a mera palavra de ordem política. É um lema ético que assenta bem àqueles que, sendo poetas ou criadores artísticos, travam uma luta dura, desigual e ininterrupta contra os seus próprios limites e os do mundo que os rodeia. É porque a história, o discurso e o coração dos resistentes timorenses me ensinou isto que eu lhes dedico este álbum de canções."

Resistir

Sem comentários: