segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cheikh Lô - Lamp Fall

Podia começar assim: ouçam este disco que é fabuloso! E acabar assim.
Mas não consigo ficar-me por aí pois tenho referências pessoais que gostaria de partilhar. Logo me dirão se concordam com o que escrevo.
Cheikh é oriundo das raízes senegalesas do Mbalax, música de dança de ritmos desconcertantes e complexos. Podia quedar-se por lá, mas não o fez e ainda bem para os nossos sentidos. Em 1996 saiu do anonimato lançando o seu primeiro disco produzido por Youssou N'Dour, músico maior e bem conhecido no meio, adicionando já novos motivos e adornos aos ritmos sensuais e tradicionais.
Continuou a sua marcha de descoberta até 2006, ano em que apresentou este disco magnífico!
Vamos encontrar nele e à medida que nos vai sendo revelado, elementos da rumba congolesa (Kékélé, lembram-se?), da salsa, do reggae, do jazz, sempre com muito ar funky.
Foi parcialmente gravado na linda cidade de Salvador da Bahia e isso imprime novos cromáticos produzidos por berimbaus, surdos e uma sanfona que soa a tango. Na extensa plêiade de instrumentos encontramos ainda o piano, vários sopros, o sempre impressionante Hammond B-3, guitarras eléctricas, as talking drums, o cajon flamenco e a cítara. A meio do percurso podemos ser surpreendidos pelo espírito, vejam lá, de Ry Cooder em viagem por Cuba.
Uma obra a descobrir com urgência!

Lamp Fall

5 comentários:

vieira da silva disse...

Amigo Ricardo:

Só hoje encontrei este teu blog.
Vou continuara a visitá-lo.
Parabéns.
Abraço.

O Melonauta disse...

Obrigado meu amigo!
És sempre muito bem-vindo!
Abraço.

kskrx disse...

Sinto non saber escrever en portugués, espero que entenda cando escrevo que adoro este blog. Fermosísima música. Ja o añadin a meus favoritos. Concordo con vocé no que di do disco de Cheik Ló.

kskrx disse...

Sinto non saber portugués para expresar a estupenda sorpresa de atopar este blog maravilhoso. Concordo en que este disco é extraordinario.
Añadi este blog a meus favoritos.
Saúdos.

kskrx disse...

maravilhoso blog!

saúdos