terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Djelimady Tounkara - Solon Kôno

Este disco foi-me oferecido há quatro anos como prenda de aniversário e confesso que não conhecia o músico e a sua obra. Sabia que o Mali era, e é, fértil em musicalidade e com uma riqueza ímpar de talentos, mas de Djelimady não tinha qualquer rasto.
Quando seleccionei o disco para publicar aqui, estava também longe de saber que Djelimady integrava o projecto AfroCubism, encontro de músicos de África e Cuba que esteve agendado para o ano de 1996 e que somente veio a ver a luz do dia em 2010.
Andou meio despercebido no seio de orquestras e grupos de apoio a figuras de primeira como Salif Keita ou Mory Kanté, só se revelando a solo a partir de 2001. A sua técnica e arte atravessam um vasto leque de origens e influências que vão da tradição mais pura até a algumas paragens não africanas. Ele é o guitarrista por excelência e para ajuda chamou alguns nomes cujos apelidos são de famílias sobejamente conhecidas. Encontramos outros Tounkara, mais Sissoko, mais Diarra, mais Kanté e Diabaté que se espraiam por vozes e instrumentos diversos.
Aconselho a escuta e incentivo a descoberta de outros elos que da sua obra se unam.

Solon Kôno

Sem comentários: