quinta-feira, 22 de março de 2012

L'Ham de Foc - Cor de Porc

Assaz importante, este último álbum que editaram antes da sua dissolução em 2007. Estiveram em Portugal, no Festival Med de Loulé, nesse mesmo ano.
O núcleo duro da banda era formado pela dupla Mara Aranda e Efrén López, multi-instrumentistas e compositores valencianos.
É perfeitamente notória a influência do mar no efeito final da música que produzem. Pequenas e grandes impressões tónicas oriundas das culturas banhadas pelo Mediterrâneo, podem ser claramente referenciadas ou subtilmente observadas.
Num périplo iniciado em Valência, seguindo pelas costas de Marrocos, Argélia, Tunísia, Egipto, Líbano, Síria, Turquia, Bulgária, Grécia, Itália e França, chegamos de novo a Espanha bem providos de toda a miríade de sonoridades, inclusive de outras bem mais longínquas. 
Mistura-se a gaita galega com o saz turco, a sanfona com a tabla, o bendir com a tampura e mais uma porção vasta de encontros mais ou menos expectáveis.
Mara e Efrén continuaram separadamente as suas carreiras, mas ainda não tive ocasião de consultar as manobras que desde aí encetaram. Por muito proveitosas que sejam, não tiram o sabor a pouco que o legado da banda deixou.

Sem comentários: