segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Início das hostilidades - Os melhores de 2007

Farto da música que nos vão querendo enfiar pelos ouvidos, maioritariamente com proveniência anglo-americana e quase sempre com qualidade mais do que duvidosa, decidi ir em busca de sons que me saciassem o meu aparelho auditivo, sempre ávido e filtrante.
Desde há alguns anos que, de modo algo reticente, ia ouvindo alguma música brasileira, irlandesa, alternativas ao rock, pop, country e todas essas coisas que nos iam chegando ao mercado normal. Agora e à distância, vejo a besta que fui, por me ter prendido a preconceitos que me privaram de escutar obras que na altura repudiei só para não ficar mal na fotografia da tribo.
Foi com os "Sons em Trânsito" e com um concerto de Susana Baca que acordei para a realidade da grandeza desta música de todo o mundo.
Não há dia ou semana que não seja surpreendido por uma sonoridade diferente! A internet foi e continua a ser uma fonte inesgotável de música sempre corrente, fresca, inovadora, tradicional, mesclada, muitas vezes brilhante!
É com satisfação que vejo muita juventude a abraçar estas músicas que nos chegam dos quatro cantos do mundo, quer na procura de cd's, quer na ida aos concertos. Bom sinal!
Nesta época, é habitual fazer-se o balanço do ano transacto, elaborando listas dos melhores artistas, dos melhores discos, dos melhores cd's...Para aqueles que queiram entrar neste mundo grandioso, deixo algumas sugestões com base naquilo que de melhor ouvi no ano de 2007. Não segui nenhum critério especial, não me limitei a nenhum ano de edição e aliás, só indico um disco do ano agora findo.
A lista segue conforme fui descobrindo cada músico, cada grupo, cada disco, abrangendo uma década de sons!
Irei colocando aqui excertos destes cd's para prévia ouvidela e se quiserem mais pormenores ou mais temas ou canções, é só dizer...
Bom 2008 e sempre, sempre boa música!!!

Mônica Salmaso - Iaiá (2004)
Amaro Del - Baro Than (2001)
Oi Va Voi - Laughter Through Tears (2004)
Hazmat Modine - Bahamut (2006)
Pietra Montecorvino - Napoli Mediterranea (2004)
Richard Bona - Munia-The Tale (2003)
Dhafer Youssef - Electric Sufi (2002)
Huong Thanh - Dragonfly (2001)
Farlanders - The Farlander (1999)
Gjallarhorn - Sjofn (2000)
Egschiglen - Zazal (2002)
Concha Buika - Mi Niña Lola (2006)
Rodrigo Y Gabriela - Rodrigo Y Gabriela (2006)
Tinariwen - Amassakoul (2004)
Yungchen Lhamo - Ama (2006)
Xaile - Xaile (2007)
Amadou & Mariam - Wati (2003)
Eliseo Parra - De Ayer Mañana (2005)
Ronan O'Snodaigh - Tip Toe (2001)
Amestoy Trio - Le fil (2003)

PS - Quero sublinhar, em separado, um cd que não conhecia e que contém alguns dos melhores momentos de Amália - Segredo (1997)

4 comentários:

Anónimo disse...

Serei visita assídua!
Gosto da ideia e espero que a possas alimentar durante muito tempo, fazendo-a crescer dentro dos parâmetros de 'bom-gosto' que reconheço.
Força!

Anónimo disse...

Presente!

Anónimo disse...

Claro que estarei atento.
Música é sempre uma prioridade, e quando é de qualidade mais uma razão para apoiar essa tua iniciativa.
Cá nos vamos encontrando.

Unknown disse...

não te esqueças do velho blues ,e chorinho com instrumentistas como o yamandú costa ou o saudoso raphael rabello,chões virtuosos