sexta-feira, 23 de maio de 2008

Billy Bragg And Wilco - Mermaid Avenue

Da reunião entre o inglês Billy Bragg e a banda norte-americana Wilco, resultou este disco assaz interessante, realizado a partir de algum espólio deixado por Woody Guthrie e nunca antes editado. Assim do velho se fez novo e do passado, modernidade.
Confesso que quando comecei este projecto não tinha intenções de dedicar grande espaço à música anglo-americana, por demais divulgada. Com a revisita às minhas prateleiras, tomei consciência de que há muitas obras que são desconhecidas pela maioria e que são parte da verdadeira essência das culturas que representam. Decidi que não seria justo para comigo deixar estas e outras memórias distraídas ou apagadas.
De regresso ao CD, direi que os protagonistas se rodearam de gente de valor e estatuto reconhecido. Natalie Merchant (10.000 Maniacs, lembram-se?), Eliza Carthy (Waterson: Carthy, conhecem?) e Corey Harris (The Blues, episódio realizado por Martin Scorsese e Sons em Trânsito/05, viram?).
Com o aval deste vosso modesto servidor, embrenhem-se nesta América profunda que, embora baseada em negativos a preto e branco, se revela em cores vivas!

Mermaid Avenue

Sem comentários: