quarta-feira, 7 de maio de 2008

Susana Baca - Espíritu Vivo

Este CD tem uma pequena história por detrás, que me me deixou uma terna e indelével marca. A minha Lia, adoradíssima filhota, acabara de entrar no ensino primário e cabia-me a tarefa quotidiana de a levar matinalmente à escola. (Já referi aqui que por essa altura a TSF tinha uma programação musical associada às notícias, da melhor que se praticou neste país.) Uma canção despertou um interesse mútuo, enquanto seguíamos viagem e escutávamos o auto-rádio. Espontaneamente e de altíssima voz, em uníssono, acompanhávamos Susana Baca e o seu Toro Mata. Isto repetiu-se por várias manhãs. Passado pouco tempo, a cantora esteve em Aveiro e a Lia assistiu pela primeira vez a um concerto musical. Teria assistido...se, devido ao tardio da hora e ao cansaço da ginástica rítmica, não tivesse adormecido à segunda música. Valeu que o concerto começou com o...Toro Mata!
Espíritu Vivo tem o tradicional peruano, a abordagem muito pessoal a canções da grande Chabuca, a Caetano Veloso e à sua negritude, ao clássico Les Feuilles Mortes de Jacques Prevert e à pequena maravilha que é The Anchor Song da minha muito querida Bjork.
Uma exortação à vida e aos recônditos das harmonias, gravado em Nova Iorque na semana do 11 de Setembro...

Espíritu Vivo

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom seu blog :)
Cheguei aqui via http://blogsearch.google.com/. Eu queria ouvir mais world music. aí fui no allmusic.com, esse é o site com os álbuns q melhor representam a world music: http://allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=73:244~T3

e procurei por esse -> Mari Boine Persen - Gula Gula

e encontrei aqui :)

tudo de bom! gostei muito do blog!

bruno disse...

Agradeço e gentileza que nos faz.
excelente blog,parabens.
bruno