quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Galandum Galundaina - Modas I Anzonas

, Cantigas e engenhocas, é, traduzindo do mirandês para o português, este excelente trabalho dos Ganlandum Galundaina que tem como valor primeiro o de salvaguardar o património musical deste país que tanto se esquece de o fazer. Usam réplicas dos instrumentos antigos, tais como a gaita de fole mirandesa, a flauta pastoril, a sanfona, a caixa de guerra, as conchas de Santiago (Compostela), as castanholas, pairando na fronteira ténue entre Portugal e Espanha.
Trata-se de um núcleo familiar que se reuniu com amigos e partilhando dos mesmos interesses musicais e culturais, puseram o projecto em marcha, já lá vão doze anos.
Quem já sabe algo de mim, reconhece que sou um entusiasta dos encontros da tradição com a modernidade. Este é um caso de pura tradição e um feliz exemplo de que o correr dos tempos vem demonstrar a modernidade de certos valores, neste caso sons, que nunca se perdem, antes se apuram.

Modas i Anzonas

3 comentários:

Unknown disse...

QUE DELÍCIA ESSE BLOG

manel disse...

Parabéns pelo blog e pelo muito bom gosto na selecção de albuns! Alguns conheço ha muito tempo, mas outros acabei de conhecer. Obrigado
Já agora obrigado da minha parte pelas palavras sobre Galandum! :D

Anónimo disse...

Parabens Melonauta,
Tenho aprendido muito com os teus conhecimentos musicais.

Abraço
Miguel Abt