sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Kathryn Tickell & Friends - The Northumberland Collection

Sempre reparei nas críticas e referências aos trabalhos desta gaiteira, mesmo em tempos em que não dedicava maior e melhor atenção às músicas de outros mundos. Causa-me alguma raiva e vasta desconfortabilidade, neste caso e noutros com que me deparei e não parei, ter passado em branco sem espevitar a curiosidade auditiva que hoje é constante do meu universo vivente.
É sem dúvida uma magnífica tocadora das pequenas "northumbrian pipes", assim como do violino e da viola. Não sei se decalco o que outrora li, mas a sua forma encantatória de execução é sensual, delicada, que se não soubermos e atentos formos, logo diremos que uma formosa mulher move os dedos na gaita, aperta o fole no seu flanco e acrescenta corpo e alma ao instrumento, como se duma extensão sua se tratasse.
Northumbria é uma região do extremo norte da Inglaterra, fronteira com a Escócia, onde Kathryn nasceu e começou a tocar, ainda criança.
Não há lugar para o "mainstream" neste disco. São tradicionais da sua terra natal a que juntou um original seu. Já com uma dezena de anos, pela sua natureza é, contudo, uma obra intemporal.
A amostra que vos deixo na Caixinha de Música, tem como únicos protagonistas a própria Kathryn e Sean Barry na harpa celta. Os outros amigos estão espalhados pelas quinze faixas deste belíssimo disco.

K T & Friends

5 comentários:

Anónimo disse...

Badongo isn't accessible from here.

Could you possible upload it to another host too, such as rapidshare.com please?

ColinAH disse...

This is a wonderful recording by a great artists - thanks for uploading. But, another host - Rapidshare, Easy Share, Deposit File - PLEASE, PLEASE, PLEASE!

O Melonauta disse...

What kind of problems have you with Badongo? It´s the first time that somoeone tell me something wrong with this host!!!
Thanks, but for now......only Badongo.

ColinAH disse...

Usually it's OK but this time when I click "Download" it says "ERROR The requested URL could not be retrieved". Tried several times - always the same. Oh dear - c'est la vie!

ColinAH disse...

I tried a different computer - on same line - and it worked. Thanks for the great music!