terça-feira, 30 de março de 2010

Flor Amorosa - Flor Amorosa

Alice, Vanessa, Andrea, Anna Maria e Dudáh, duas vozes soprano, duas meio-soprano e uma pianista, arranjadora e directora musical. São estas as "atrevidas" que um dia decidiram meter a foice em seara de chorões, designação dada aos que compõem e tocam o choro brasileiro, vulgo chamado de chorinho e que já tem uma provecta idade acima do século.
Este género musical esteve quase em exclusividade dominado por homens e poucas mulheres se atreveram a mexer nos padrões que o regiam.
O chorinho sempre foi baseado nos instrumentos de corda, flauta e pandeiro. Aqui, as vozes educadas, são acompanhadas ao piano, proporcionando a descoberta de que os limites do chorinho são bem mais vastos e a sua riqueza incontável.
As cinco senhoras revisitam clássicos como Tico-tico no fubá de Zequinha de Abreu, Brasileirinho de Waldir Azevedo, Odeon de Ernesto Nazareth, um dos mais importantes compositores de choro e Flor Amorosa, que inspirou o nome do grupo e é da autoria daquele a quem é atribuída a sua origem, Joaquim Calado.
O chorinho não é triste por natureza, mas pode fazer chorar, aliás como muita música que nos toca bem fundo nas emoções.

Flor

Sem comentários: