sexta-feira, 19 de março de 2010

Hazmat Modine - Bahamut

Há músicas que logo aos primeiros acordes me fazem desencadear uma série de emoções que podem ir do bater do pé, ao especar atento, ou, em esporádicas situações, do soltar do arrepio. A música destes senhores teve o condão de me fazer suster os labores da hora para lhes dedicar toda a minha atenção e disponibilizar à surpresa sonora que aos poucos me invadia. Não é frequente deparar com um agrupamento de instrumentos tão heterogéneo, onde se incluem harmónicas, tuba, trompete ou fliscorne, sax, duduk (sopro milenar de origem leste europeia e médio oriente), guitarras eléctricas, guitarras havainas e steel, bateria e doshpulur (um "banjo" tuviano), mais uma voz soando a Tom Waitts. Com essa amálgama de timbres e de origens debitam um estimulante jorro sinfónico a que não podemos restar apáticos.
Estes nova-iorquinos brincam a sério e através de influências do blues, do jazz, do reggae, do klezmer, do country e da música cigana, atingem as nossas expectativas com um swing transbordante.
Apareceram-me pela frente quando andava à descoberta do canto da garganta tuviano e fui surpreendido pela sua utilização em algumas partes do disco. Foi a cereja no cimo do bolo!
Já estiveram em Portugal e felizões deverão ter sido aqueles que tiveram o ensejo de assistir às suas prestações ao vivo.
Aqui está a minha primeira referência à descoberta.

Bahamut

1 comentário:

Alírio Camposana disse...

Excelente sonoridade. Não conhecia e gostei!

Um abraço.

avc