sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Amália - Segredo

Já me foi pedido por aqui que colocasse esta obra para audição. É com ela que vou terminar mais um capítulo da minha melomania. Segredo já tinha sido abordado por mim, nesta página.
Este é um disco editado postumamente, contendo gravações inéditas e algumas versões nunca publicadas. Acompanham Amália, Raúl Nery, Fontes Rocha, Júlio Gomes, Pedro Leal, Carlos Gonçalves e sempre, sempre Joel Pina. A maioria das composições é, naturalmente, de Alain Oulman e temos poemas de Reinaldo Ferreira, Cecília Meireles, David Mourão-Ferreira, Ary dos Santos, Manuel Alegre e Alexandre O'Neill. Destaco deste último, um poema maior, denso, voluptuoso e amargo. A amargura das pessoas que vivem e temem a solidão, como ela.
Tudo isto foi gravado por Hugo Ribeiro nos Estúdios Valentim de Carvalho, durante as famosas e intermináveis sessões, para as quais Amália levava, muitas vezes, farnel para aquela gente toda.
Numa visita que fiz há alguns anos aos estúdios de Paço d'Arcos, alguém que não recordo, falando da facilidade ou dificuldade de gravar esta ou aquela voz, das tormentas passadas com os desafinados, mostrou a maior admiração pela capacidade natural de Amália, em apontar as imperfeições ou erros supostamente cometidos. Erros esses que estariam apenas na sua cabeça, pois era perfeita!
Estas gravações ocorreram entre 1965 e 1975, período em que se encontrava no topo da sua maturidade vocal e no do rigor interpretativo de grandes textos.
Para ouvir e emocionar!

Segredo

Sem comentários: