terça-feira, 1 de março de 2011

Diana Baroni Trio - Nuevos Cantares Del Perú

Descobri Diana Baroni pela mão do meu amigo Alonsii, desde Barcelona, ele que foi um dos meus suportes iniciais nesta minha faceta de bloguista. Aqui lhe deixo o meu grato reconhecimento.
Diana nasceu na Argentina e foi em Buenos Aires que iniciou a sua formação e onde encetou a sua carreira musical na música contemporânea. Vem depois para a Europa e com o fito de estudar profundamente os meandros da música antiga. É entre a Suiça e a Holanda que divide essas pesquisas, tendo integrado, posteriormente, o ilustre grupo Café Zimmermenn, aí sendo co-galardoada por interpretações de obras de Johann Sebastian Bach. É a sua fase do barroco que viria a ser fundamental na sua etapa mais próxima.
No início do século XXI começa a dar os primeiros passos na música afro-peruana. Vem para Espanha e recomeça novos ensaios e pesquisas. Este CD é fruto disso e reflecte a sua visão do encontro da música barroca e das tradições musicais hispânicas disseminadas pelas ex-colónias. À flauta barroca transversal, que fora o instrumento de base do seu percurso, junta a voz e tudo muda.
Inspiração importante foi, sem dúvida, a grande Chabuca Granda. Algumas canções suas, de entre as quais a que escolhi para amostra, podem aqui ser escutadas com as tais roupagens mistas com que Diana e o seu trio as cobrem.
Estiveram em Portugal já por duas vezes, a última das quais em Março do ano passado, no CAE da Figueira da Foz, mas não me dei conta do evento. Pena minha. Estaria lá, por certo!

Diana Baroni

1 comentário:

Anónimo disse...

Hola,

Sabes que Diana hizo un disco antes : Son de los Diablos (http://dianabaroni.com/esp.son_de_los_diablos/Son_de_los_Diablos.html) y un disco despues Flor de Verano (http://dianabaroni.com/esp.Flor_de_Verano/Flor_de_Verano.html)?