quinta-feira, 28 de junho de 2012

Karim Baggili Quartet - Cuatro Con Cuatro


Nasceu belga e com descendência jordana e jugoslava. Diz mais a sua biografia que é um autodidacta do alaúde.
Começou nas cordas com a guitarra eléctrica, aprendeu a técnica da guitarra flamenca e quando foi às suas origens árabes encontrou o afecto por esse velho e fascinante instrumento.
A música de Karim passeia-se por pátios andaluzes, estende-se pelos áridos planaltos das arábias, serpenteia pelas cordilheiras balcânicas, envolve-se de toques ocidentais e ainda navega por alguns ritmos latinos.
Fui atraído para este disco através da audição dum clássico nele incluído e que já ouvira em diversas vozes e numa miríade de arranjos. Trata-se de La Llorona de Chavela Vargas que Joan Baez, Lila Downs e a minha eterna amada Lhasa de Sela cantaram, entre tantos outros. Foi, no entanto, nos longínquos anos 60 que escutei, pela primeira vez, esta canção deliciosa numa versão mediocremente pastiche que roçava o ridículo, interpretada por António Calvário.
A abordagem de Karim ao tema é sublime e honra bem a autora desta alegoria a uma das grandes lendas fantasmagóricas da América latina.
O álbum é predominantemente instrumental e as poucas incursões da voz, como no tema referenciado, são de extremo bom gosto. A ouvir sem moderação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, tudo bem? Será que você poderia disponibilizar os albuns do Karim Baggili novamente? Gosto muito da música dele, e é impossível encontrar os discos dele aqui no Brasil. Um abraço