sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tarika - Soul Makassar


Pela informação disponível a que tive acesso, este terá sido o último disco que a banda produziu e já lá vai uma dúzia de anos. No entanto, e por pesquisas posteriores, encontrei imagens de concertos bem mais recentes, em que ao nome original acrescentaram a palavra Bé. Há, também informação em que o nome é acrescentado por Sammy. Assim, é bem provável que continuem a existir, a difundir a música de Madagáscar e a sua íntima relação com a debandada do povo indonésio rumo a Oeste, por ocasião da grande erupção do Krakatoa, nos anos 500 AD.
São duas mulheres que lideram a banda, Hanitra e Noro. São elas as responsáveis pela escaldante mistura de guitarras eléctricas e instrumentos acústicos tradicionais.
A exuberância marca todo o álbum. São doze faixas de música tradicional, onde a única excepção é uma versão da mui célebre Be My Baby de Phil Sepctor, grande êxito na voz das Ronettes em 1963.
Uma bela compra em segunda mão. O disco vinha como novo. Ou o anterior dono nem sequer o ouviu, ou então tinha um tremendo mau gosto.
Deliciem-se com esta fatia de cultura malgaxe.
Em nota à margem quero referir que no ano de edição deste disco, a Time Magazine incluiu Tarika na lista das 10 melhores bandas do mundo, a par dos U2 e dos Radiohead...

Sem comentários: