quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dobet Gnahoré - Ano Neko

 
Há daqueles discos que nos prendem desde os primeiros segundos até ao esgotar das últimas notas.
Ano Neko é um deles, pelo menos comigo teve esse peculiar atributo. Cada tema abre-se para novas descobertas harmónicas, quer instrumentais, quer vocais.
Dobet viu-se refugiada em França, para onde tentou escapar à conturbada situação social vivida na Costa do Marfim, seu país natal. 
Foi na Europa que construiu a sua carreira, com o suporte das suas ancestrais influências e ao lado de músicos de elevada qualidade, com especial relevância do guitarrista francês Colin Laroche de Féline, com quem partilha vida e divide autoria de canções.
O reconhecimento do seu trabalho veio com a atribuição de um Grammy e de um BBC Award, embora isso não seja, por si só, sinal de que estamos perante coisa de valia. É preciso ouvir, sentir os luxuriantes sons com que ela nos presenteia, para auferir essa importância.
Cabaças d´água e muitas outras percussões tradicionais à compita com outros instrumentos de características mais contemporâneas, moldados a constantes arranjos vocais de extrema beleza, fazem deste disco uma peça obrigatória para quem busca na música, popular, ou não, uma forma artística de comunicação de excelência.
São os sentidos dos outros a entrar por nós adentro. 

Sem comentários: